sábado, 8 de março de 2008

O Pedinte

Sabe quando você anda sem saber se realmente está andando ou se está levitando, alguém conhece esta sensação? E quando a tua realidade não te afaga, de forma alguma, as suas nuvens, o teu céu, a tua água, a tua gente, me refiro àquelas pessoas comuns que não adicionam tempero algum à sua vida. Sinto-me como um pedinte, um sedento, um faminto, que pede aos céus uma solução para o que me aflige, para o que me faz destoar da realidade que me cerca, que me aprisiona, que me faz mero fruto, mero ser, que procura a cada passo que dá o motivo da existêncialidade, o motivo de ter que continuar, de ter que sorrir quando o prato vem aos cantos, e sempre acompanhado da escuridão e dos sussurros internos.E como um bom pedinte, sei apenas pedir, sei apenas querer, sei que posso ter algo, ou talvez esse ''algo'' não seja possível, sei disso e de outros pormenores, é eu sei.E eu continuo pedindo, dia, noite, tarde, com fé eu peço, sem merecer eu peço, talvez esteja sendo até egoísta, talvez eu esteja esquecendo que pedir é feio, ou talvez ainda, a melhor maneira de ser agraciado, seja dar, dar o melhor de si, aquilo que nos faz belo, que nos faz ''gente'', e eu sei que ainda tenhu isso, sim, sinto nas minhas entranhas, mesmo que estejam encardidas, poluídas, podres e tudo mais.E de tanto pedir, vem em minhas mãos um tesouro, sim um baú repleto, transbordando, a ponto de ser impossível fecha-lo. E este baú não faz de mim rico, mas sim traz inúmeras possibilidades, oportunidades, chances. O grande desafio é saber enxergar as possibilidades que este baú me traz, são tantas e tantas, que me perco, frente ao mundo que nele contém.Creio com muita veracidade que para um mero pedinte, eu recebera mais do que devia, do que merecia, estou completamente certo disso. Conto as estrelas, assim como conto as oportunidades que este baú me dá, sim, as veses torno-me refém deste pequeno artefato feito da mais bela madeira, sento à olhar e esperar que o mesmo ''cuspa'' a solução para todos os meus problemas e desejos e anseios e tudo mais...É tão estranha a maneira que me contrario, já que sei perfeitamente que nada aprendo agindo dessa forma, como um mero pedinte, pedir não é a solução para as minhas causas, pedir não é a solução para absolutamente nada!Então, adentrarei neste baú, mas deixando sua tampa aberta, assim posso deixa-lo, caso o meu futuro não esteja contido nele, e assim com a bravura de quem deseja olhar pra frente e saber que se perdeu e se chorou, foi honrosamente, e não como um ser vadio, que possui o tesouro em mãos, mas não sabe aproveita-lo, ou ao menos tentou um dia.

Um comentário:

Unknown disse...

"Então, adentrarei neste baú, mas deixando sua tampa aberta, assim posso deixa-lo, caso o meu futuro não esteja contido nele, e assim com a bravura de quem deseja olhar pra frente e saber que se perdeu e se chorou, foi honrosamente, e não como um ser vadio, que possui o tesouro em mãos, mas não sabe aproveita-lo, ou ao menos tentou um dia."

Nossa, isso me faz pensar em quantos "tesouros" desperdiçamos na vida, em quantos momentos que deixamos passar em branco, em quantas oportunidades perdemos por medo de nos arriscar!

*Adorei!..;)