segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Ser Humano

Venho novamente aqui, falar sobre o assunto mais complicado, mais delicado, mais minucioso que existe na face da terra, no globo, em nossa galáxia ou talvez em toda a magnitude do universo, o ser humano. Dizem que está escrito na bíblia, que nós seres humanos seríamos fragmentos de deus, todo poderoso, aquele que tudo Vê, aquele que todo lugar ocupa, aquele que tudo pode. Logo venho à concluir que seríamos criaturas divinhas, esculpidas pelas mais habilidosas, criativas e minuciosas mãos, as de deus. Contudo é preciso refletir a respeito de alguns detalhes, que me fazem por em questão se somos de fato a imagem e semelhança da divindade. Bom, devo assumir que muitas veses, nós humanos, pequenas formigas diante da grandiosidade de tudo aquilo que criastes o nosso ''pai', para os mais religiosos, agimos de boa fé, tendo única e exclusivamente a intenção de fazer o bem, de auxiliar, de trazer paz e conforto `aqueles que realmente necessitam.

Entretanto, agimos de forma paradoxal, logo após concluir um ato de bom grado, agimos de forma a por tudo a se perder...
Destruímos o nosso próprio planeta, em troca da economia, que nao pode ''parar'', matamos pessoas, por interesses políticos ou econômicos, manipulamos a vida de animais, como se fossem nossos pertences e magoamos nossos semelhantes, por mera vaidade, egoísmo, egocentrismo ou por pura maldade.
Portanto, venho a questionar novamente, a divindade que reside em nosso peito, em nosso íntimo, em nossa vida. Seríamos nós, criaturas divinas, semi-deuses, ou seríamos aberrações da natureza, a mais desprezível de todas as criaturas, se é que merecemos ser chamado de criatura.
No momento, poderia filosofalmente concluir que possuímos os dois lados da moeda, somos deuses e demônios ao mesmo tempo, somos bons e ruins ao mesmo tempo, somos tudo aquilo que desejamos ser, o que nos leva, o que nos transforma é a motivação que nos guia para os caminhos que desejamos seguir.
Outra característica nossa, é quando decidimos os caminhos que serão seguidos, caminhos que são como estradas e que nos trarão grandes desafios, portanto se faz necessário entender que todo caminho por mais sereno que se aprensente, terá espinhos, pedras e tudo mais que possa nos ferir, só que somos tão cegos e tão tolos, que simplesmente ignoramos todo e qualquer sinal da vida, e levitamos ao longo das escolhas, ao longo dos caminhos.
E algo é extremamente cômico na vida das pessoas, sempre que decidem seguir o fluxo de sua vida, sempre que se permitem navegar nos ríos que assim desejam, encontram motivos para retroceder, para travar, para simplesmente não tomarem decisão alguma. E assim se passam anos e anos, chances e chances, essas situaçãoes nos fazem aprender, mas questiono se realmente tiramos disso tudo o verdadeiro significado, se realmente desvendamos os verdadeiros mistérios, ou se simplesmente somos engolidos cada vez mais pelas duvidas, peloas enigmas, pelas questoes...
Creio que somos a equação mais complexa, quase impossível de ser resolvida, e toda essa dúvida se estende de pessoa para pessoa, dividimos dúvidas, complexidades e tantas outras coisas, e isso faz que envolvamos todo o planeta na natureza dúbia que comanda o ser humano, ou o espelho quebrado de deus, que reflete uma imagem torta e fora de sintonia, pois creio que deus venha a ser muito mais que uma caixa de dúvidas e sentimentos misturados, do amos ao ciúme, da raiva à paixão, da paixão ao dessabor pela mera existência.
Somos seres humanos, quase alguma coisa, somos quase nada, somos o que somos, e esse pouco que somos não representa nada aos pés do redentor, aos olhos de qualquer ser superior, ou ao simples vazio que toma o universo.

2 comentários:

Unknown disse...

Texto lindo d+!!!

"E algo é extremamente cômico na vida das pessoas, sempre que decidem seguir o fluxo de sua vida, sempre que se permitem navegar nos ríos que assim desejam, encontram motivos para retroceder, para travar, para simplesmente não tomarem decisão alguma."

Isso é a maior verdade, e acho q quando não encontram motivos ficam tentando criá-los de todas as formas por medo de tentar!..:(

meire domingues disse...

Amei o conto da Verdade e Mentira.
Achei a sua cara, lógico que no que diz respeito à Verdade.
Você está escrevendo cada vez melhor. Me avise sempre que tiver contos novos!!!